Sobre a Revista

Histórico

A Revista Master – Ensino, Pesquisa e Extensão foi criada em janeiro de 2016 como forma de divulgação de pesquisas, projetos de extensão e atividades de ensino do IMEPAC e de toda a comunidade acadêmica e, desde então, vem se consolidando como um meio de divulgação pautado em orientações teóricas, filosóficas e artísticas que se contrapõem às práticas exclusivistas de produção de conhecimento e à autoridade social dos objetos de estudo.

A administração da revista e a aplicação de sua política e gestão ficam a cargo de uma Coordenadoria Editorial, de um Conselho Editorial e de um Conselho Consultivo, os quais adotam como referência propostas aprovadas pelo CEPEC - Coordenação de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Cultura (Centro Universitário IMEPAC).

A Revista Master é uma publicação seriada e de conteúdo multidisciplinar aberta à comunidade científica nacional e internacional, arbitrada por pares e distribuída de forma digital. Editada pelo Centro Universitário IMEPAC.

 

Temas

A Revista Master publica pesquisas nos diferentes campos do conhecimento, abrangendo as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde; Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

 

Foco e Escopo

A Revista Master é periódico pluralista, multidisciplinar e aberto para divulgar publicações de toda comunidade acadêmica interna e externa. Propõe-se a agrupar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, materializados pelas produções dos professores, alunos, egressos e da academia em geral, propiciando trocas de experiências e aprendizados nas diversas áreas do conhecimento. É parte, ainda, do escopo desta Revista, a inserção de temas ou problemas da atualidade no processo de ensino, pesquisa e extensão. A Master aceita trabalhos digitalizados em língua portuguesa e em línguas estrangeiras modernas (inglês e espanhol).

 

Seções

A Revista Master é editada em volumes anuais compostos por dois números, publicados em separado e disponibilizados apenas pela Internet. Cada número é composto por um mínimo de dez trabalhos, classificados tipologicamente em: artigos de pesquisa originais, artigos de revisão, relatos de experiências, projetos aplicativos, resenhas e editoriais.

 

Periodicidade

A Revista Master possui periodicidade semestral e recebe textos em fluxo contínuo. Os textos selecionados são publicados coletivamente, quando o sumário referente ao número estiver pronto ao final de cada semestre. 

 

Fluxo Editorial

O fluxo editorial da REVISTA MASTER compõe-se de 6 etapas

Etapa 1Aceite da submissão do texto pelos editores. Nesta etapa é feita a apreciação pela comissão editorial (em até 30 dias) com ênfase na verificação de plágio (Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio (CopySpider)) e adequação do artigo à política editorial, ao Código de Ética e às normas de submissão. Caso o texto seja aprovado nesta primeira fase, ele será encaminhado para avaliação dos pareceristas ad hoc que demonstram expertise na área do trabalho.

Etapa 2: Uma vez aprovados nesta pré-seleção, os trabalhos são submetidos à apreciação de, no mínimo, dois pareceristas selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Os pareceristas revisam a qualidade dos trabalhos de acordo com seu rigor conceitual, relevância acadêmica, originalidade e clareza de exposição. A eles é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo. Caso o parecer indique reformulações, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso. O prazo para esta etapa é de vinte dias, podendo ser prorrogado.

Etapa 3: Revisão do manuscrito. Envio dos pareceres emitidos aos autores para que o texto seja adequado, caso necessário, no prazo estabelecido pelos editores (em média, 60 dias). A REVISTA MASTER se reserva o direito de rejeitar textos cujas mudanças não forem encaminhadas no prazo estabelecido.

Etapa 4: Aceite para publicação. Envio do texto revisto pelos autores aos editores para confirmação de que as mudanças sugeridas pelos pareceristas foram adequadamente incorporadas no texto, autorizando sua inserção em um próximo número da revista.

Etapa 5: Revisão para publicação: Encaminhamento, pelos editores, do texto aceito para revisão de língua portuguesa. Os textos, já revisados, passarão por aprovação dos autores antes da publicação. Caso os autores não respondam às sugestões dos revisores dentro do prazo estipulado, as sugestões serão consideradas aceitas.

Etapa 6: Publicação do manuscrito, no site da REVISTA MASTER.

Com essas medidas, espera-se que todo o processo entre a submissão e a publicação do texto na REVISTA MASTER seja de 3 a 8 meses, considerando eventuais atrasos

 Responsabilidades

Toda a equipe editorial, autores e avaliadores, devem estar em conformidade com o Código de Ética da REVISTA MASTER.

Editor e Editor Assistente

São responsáveis pela documentação científica e disseminação do conhecimento, atividades relativas ao processo editorial. Além disso, cabe ao editor verificar se os artigos submetidos estão de acordo com às normas editoriais e à política editorial, respeitando o escopo da REVISTA MASTER. Cabe-lhes, ainda, destinar tratamento igualitário aos trabalhos submetidos, com proteção à propriedade intelectual, dos direitos dos autores e do respeito ao Código de Ética.

Conselho de Publicação

Cabe a este Conselho auxiliar o Corpo Editorial na condução da linha editorial da revista e fazer cumprir, junto aos revisores, os prazos estabelecidos para apreciação dos artigos encaminhados a revista;

Autores

Cabe-lhes ao autor responder às mensagens encaminhadas pelo editor, ceder os dados usados na publicação, caso seja solicitado por pareceristas, informar sobre a sua participação na elaboração do texto e também se retratar caso exista algum equívoco na análise encaminhada à REVISTA MASTER. Cabe-lhes, ainda, a reponsabilidade pelo Abstract enviado à revista, apresentando documento que comprove a revisão por tradutor. Além disso, no que diz respeito às pesquisas relacionadas à seres humanos, os autores devem seguir rigorosamente as normas Éticas descritas no item Submissão da REVISTA MASTER.

 Avaliadores

Os pareceristas revisam a qualidade dos trabalhos de acordo com seu rigor conceitual, relevância acadêmica, originalidade e clareza de exposição. A eles é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo. Caso o parecer indique reformulações, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Master segue a política de acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta política propõe romper com as barreiras respiratórias que geraram desigualdades tanto no acesso à informação quanto na publicação de resultados de pesquisas e práticas de extensão que buscam ou se enquadram nos padrões editoriais da revista.

Nenhum encargo ou taxa é cobrada pela publicação de artigos.

Os trabalhos estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional:   http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0

propriedade intelectual

A propriedade intelectual dos artigos publicados é exclusiva dos autores, que cede o direito de sua comunicação pública à revista.

As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem necessariamente a posição da equipe editorial da Revista Master.