O diagnóstico genético de pré-implantação: o direito e a dignidade da pessoa humana
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.115Palavras-chave:
Biotecnologias; Dignidade da pessoa humana; Direitos fundamentais; Intervenções genéticas.Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo o estudo sobre o diagnóstico de pré-implantação, procurando demonstrar os avanços tecnológicos no campo genético, seus aspectos positivos, negativos e a problemática em torno de sua regulação legal e principiológica. Inicialmente, buscou-se aclarar os conceitos e eficácia dos princípios fundamentais humano, trazendo o debate em torno do assunto. Em seguida tratou-se do conceito e utilização do diagnóstico de pré-implantação, a questão dos limites da biotecnologia em relação ao direito e da tutela do direito da personalidade do nascituro in vitro e os impactos biotécnicos. O método de abordagem seguido foi o dialético, utilizando-se de um referencial teórico constitucional, legal e doutrinário.
Downloads
Referências
DINIZ, Maria Helena. O estado atual do bi direito. São Paulo: Saraiva 2007;
FERRAZ, Sérgio. Manipulações biológicas e princípios constitucionais: uma introdução. Porto Alegre, Fabris, 1991;
HABERMAS, Jurgen. O futuro da natureza humana. A caminho de uma eugenia liberal? Trad. Karina Janini. São Paulo: Martins Fontes, 2010;
MARTINS-COSTA, Judith, MÖLLER, Ludwig, L. Bioética e Responsabilidade. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-309-5606-6/. Acesso em: 13 Abr 2020.
MORIN, Edgard. A via para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis
Carvalho; Mariza Perassi Bosco. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
SALES, Ramiro Gonçalves, Alcântara, Regis Luiz Jordão. Diagnóstico Genético de Pré-Implantação, Dignidade da pessoa humana e Eugenia Liberal. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=52c5189391854c93. Acesso em 18 Abr 2020.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: Uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 12.ed.rev.atual e ampl. Porto Alegre; Livraria do Advogado Editora, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.