Uso do projeto terapêutico singular e roda da vida por alunos de medicina: relato de experiência

Autores

  • Beatriz Teixeira Alves Centro Universitário Municipal de Franca - UniFacef
  • Aliano Faria Ribeiro Centro Universitário Municipal de Franca - UniFacef
  • Fernanda Pini de Freitas Centro Universitário Municipal de Franca - UniFacef

Palavras-chave:

Atenção Básica à Saúde

Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar vivências de estudantes de medicina na elaboração do PTS, utilizando a RV para identificar as áreas da vida que necessitam maior atenção através de um relato de experiência, realizado por dois estudantes do terceiro ano do curso de Medicina, em uma Unidade Básica de Saúde, em Franca. O método se deu através da participação dos discentes, em um grupo terapêutico, os estudantes, juntamente com o professor e a psicóloga da UBS, aplicaram, individualmente, o instrumento Roda da Vida (RV) para identificar as áreas da vida que apresentavam maior vulnerabilidade. A partir da avaliação do referido instrumento, uma das participantes foi convidada e aceitou, participar do Plano Terapêutico Singular(PTS).O critério de escolha foi pelas fragilidades apresentadas na RV. Uma das dificuldades encontradas por eles foi como lidar com o negativismo da paciente. Em relação as quatro áreas da RV, a de maior vulnerabilidade apresentada pela paciente foi o aspecto relacionamento. O ponto positivo foi o auxílio da RV e participação da paciente. A partir da identificação dos problemas por meio dos instrumentos citados, os alunos discutiram com a paciente e equipe da UBS e foi possível formular propostas de intervenções para as situações, as quais foram divididas, em intervenções de curto, médio e longo prazo. A utilização da RV durante a elaboração do PTS auxiliou na identificação dos pontos mais vulneráveis e mais fortes na vida da paciente Dessa maneira, percebe, o meio familiar influencia diretamente no seu bem-estar psíquico, levando ao processo de adoecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde Mental. Cadernos de Atenção Básica, nº 34. Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 176 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf. Acesso em 25 de jun. 2019.

COLLLA, Fernando. Roda da Vida: o que é e como funciona esta técnica de coaching? (Guia Completo). Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/roda-da-vida/. Acesso em: 25 de jun. 2019.

UNA-SUS. Processo de Trabalho na Atenção Básica

As Ferramentas Tecnológicas do Trabalho do NASF. Disponível em: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/35093/mod_resource/content/1/un5/top4_1.html. Acesso em 25 de jun. 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

ALVES, B. T.; RIBEIRO, A. F.; FREITAS, F. P. de. Uso do projeto terapêutico singular e roda da vida por alunos de medicina: relato de experiência. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 55–58, 2020. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/121. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial: III COEPS Araguari