Uso do projeto terapêutico singular e roda da vida por alunos de medicina: relato de experiência
Palavras-chave:
Atenção Básica à SaúdeResumo
O objetivo deste estudo foi relatar vivências de estudantes de medicina na elaboração do PTS, utilizando a RV para identificar as áreas da vida que necessitam maior atenção através de um relato de experiência, realizado por dois estudantes do terceiro ano do curso de Medicina, em uma Unidade Básica de Saúde, em Franca. O método se deu através da participação dos discentes, em um grupo terapêutico, os estudantes, juntamente com o professor e a psicóloga da UBS, aplicaram, individualmente, o instrumento Roda da Vida (RV) para identificar as áreas da vida que apresentavam maior vulnerabilidade. A partir da avaliação do referido instrumento, uma das participantes foi convidada e aceitou, participar do Plano Terapêutico Singular(PTS).O critério de escolha foi pelas fragilidades apresentadas na RV. Uma das dificuldades encontradas por eles foi como lidar com o negativismo da paciente. Em relação as quatro áreas da RV, a de maior vulnerabilidade apresentada pela paciente foi o aspecto relacionamento. O ponto positivo foi o auxílio da RV e participação da paciente. A partir da identificação dos problemas por meio dos instrumentos citados, os alunos discutiram com a paciente e equipe da UBS e foi possível formular propostas de intervenções para as situações, as quais foram divididas, em intervenções de curto, médio e longo prazo. A utilização da RV durante a elaboração do PTS auxiliou na identificação dos pontos mais vulneráveis e mais fortes na vida da paciente Dessa maneira, percebe, o meio familiar influencia diretamente no seu bem-estar psíquico, levando ao processo de adoecimento.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde Mental. Cadernos de Atenção Básica, nº 34. Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 176 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf. Acesso em 25 de jun. 2019.
COLLLA, Fernando. Roda da Vida: o que é e como funciona esta técnica de coaching? (Guia Completo). Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/roda-da-vida/. Acesso em: 25 de jun. 2019.
UNA-SUS. Processo de Trabalho na Atenção Básica
As Ferramentas Tecnológicas do Trabalho do NASF. Disponível em: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/35093/mod_resource/content/1/un5/top4_1.html. Acesso em 25 de jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.