A complexidade do discurso jurídico na visão do jurista Gabriel Chalita

Publicado
2018-12-27
Palavras-chave: Direito;discurso jurídico.

    Autores

  • Flávia Miranda de Oliveira Rocha Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC

Resumo

A obra “A Sedução no Discurso”, de Gabriel Chalita, tem como horizonte temático a complexidade do discurso jurídico, uma mescla do Direito com sua tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica, um trabalho que foi aprovado com nota máxima, distinção e louvor pela banca examinadora da PUC-SP, uma das Universidades mais tradicionais do país. Delimitou sua pesquisa dentro do Direito Penal, campo menos amplo da complexa ciência do Direito, no qual ainda se restringiu aos debates entre acusação e defesa nos tribunais do júri, por conter situações intensas que conduzem o corpo de jurados a uma determinada decisão. Usa a linguagem, nas suas mais variadas formas de apresentação, como objeto essencial deste livro.

O autor explora exemplos fictícios e casos verídicos, que podem ser estudados por advogados e por promotores que almejem uma competente atuação no corpo de jurados. Aborda de maneira densa, em sete capítulos transcritos a seguir, todos os aspectos do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHALITA, Gabriel. A Sedução no Discurso. São Paulo: Planeta, 2012. 192 p.
Como Citar
ROCHA, F. M. DE O. A complexidade do discurso jurídico na visão do jurista Gabriel Chalita. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 6, p. 33-33, 27 dez. 2018.