Programa Farmácia de Todos no município de Araguari – MG

Publicado
2018-08-31
Palavras-chave: Programas Nacionais de Saúde, Farmácia, Medicamentos Essenciais

    Autores

  • Priscila Franco Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Herbert Cristian Souza Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IME`PAC
  • Elisama Noemi Coelho Carvalho Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Thaís Fava Sanches Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Melina Iwamoto Garay Silva Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Amanda Cristina Gonçalves Gomes Sousa Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC

Resumo

O Programa Farmácia de Todos foi criado pelo Governo de Minas Gerais para garantir a assistência farmacêutica no Estado. Nos últimos anos, a estruturação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) tem se tornado estratégia para aumento e qualificação do acesso da população aos medicamentos essenciais. O objetivo deste estudo foi conhecer e descrever o funcionamento do programa de distribuição de medicamentos Farmácia de Todos no município de Araguari – MG. Trata-se de uma pesquisa baseada em um relato de experiência na Farmácia Municipal de Araguari-MG. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental, pesquisa em arquivos, e entrevista semiestruturada com a coordenação da Farmácia Municipal. O Programa amplia o número de medicamentos com a finalidade de disponibilizá-los para todos os municípios mineiros. Com isso, garante o acesso aos medicamentos classificados como básicos, estratégicos e especializados e é auxiliado pelo Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SiGAF) que fornece dados farmacoepidemiológicos e farmacoeconômicos. O aperfeiçoamento do programa é um desafiocom dimensões econômicas e sociais, visto que o acesso é dificultado, pois as verbas não são suficientes para suprir a lista de medicamentos necessários à distribuição para a população araguarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, set. 1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ações e programas. Disponível em: http://portalms. saude.gov.br/acoes-e-programas. Acesso em 16 abril 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência Farmacêutica no SUS. Brasília, 2007.Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro7.pdf. Acesso em: 16 abril 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Farmácia de Todos – Programa de Assistência Farmacêutica (SES-MG). Belo Horizonte, setembro, 2013. Disponível em: http://www.saude.mg.gov.br/farmaciadetodos. Acesso em: 16 abr. 2018.

Como Citar
FRANCO, P.; SOUZA, H. C.; CARVALHO, E. N. C.; SANCHES, T. F.; SILVA, M. I. G.; SOUSA, A. C. G. G. Programa Farmácia de Todos no município de Araguari – MG. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 5, p. 50-54, 31 ago. 2018.