Rotação por estações - matemática através de jogos

Autores

  • Lêda Freire Soares
  • Maria Teresa Beaumont Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Leandra Mendes Vale Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Rosângela Leite Aguilar Cardoso
  • Luana de Assis Silva
  • Ana Vitória Cardoso Lima
  • Anna Carolina Costa Ferreira
  • Alessandra Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.5935/2447-8539.20180010

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Rotação por Estações, Jogos Matemáticos, Ensino Fundamental I

Resumo

A matemática muitas vezes é vista como terror entre os alunos. O objetivo do projeto executar uma aula para alunos do Ensino Fundamental I, de uma escola particular de Araguari, Minas Gerais. Em um primeiro momento, foi realizada uma sondagem, através da observação com perguntas e atividades em uma roda de conversa, com os 24 alunos da turma. Algumas dificuldades com relação aos números foram diagnosticadas, como a escrita espelhada, troca do valor posicional dos números, reconhecimento apenas dos algarismos de 0 a 9, dificuldade com os números a partir de 10 e a falta de compreensão da função social dos mesmos. Nos propusemos, então, a utilizar o ensino da Rotação por Estações de Aprendizagem e jogos diversos, na tentativa de solucionar os problemas encontrados. Durante a aplicação, observamos um grande interesse dos alunos em participar de todas as estações, porém a 4ª estação, com a atividade do jogo digital, recebeu uma atenção especial e os alunos se dedicaram de maneira surpreendente à tecnologia. Desta forma, ficou claro perceber o quanto se faz necessária à presença da tecnologia desde os anos iniciais, pois assim a escola estimulará o aluno, potencializando a criatividade e o saber, preparando-o para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Hibrido: personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso. 2015.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Brasília: MEC/SEF, volume 1, p. 23, 1998.

DEMO, P. Questões para Teleducação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998

KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação.- 8ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2013.

LIBANEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões da nossa época; v. 2)

PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

SOARES, L. F.; BEAUMONT, M. T.; VALE, L. M.; CARDOSO, R. L. A.; SILVA, L. de A.; LIMA, A. V. C.; FERREIRA, A. C. C.; SILVA, A. A. Rotação por estações - matemática através de jogos. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 74–77, 2018. DOI: 10.5935/2447-8539.20180010. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/34. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)