Educação e Saberes

Publicado
2018-12-27
Palavras-chave: Educação, Emancipação, Saberes

    Autores

  • Paulo Roberto de Oliveira Santos Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC

Resumo

A presente comunicação tem como objeto de abordagem os problemas suscitados por Boaventura de Sousa Santos, ao tratar do papel do ensino de terceiro grau diante dos desafios do tempo presente. Para tanto, como forma de melhor compreender os reflexos no processo educacional no qual a academia pretende ser protagonista, buscou-se, a partir da confrontação de assertivas diversas a respeito do assunto, encontrar um ponto de síntese possível. Ressalta-se, evidentemente, ser esse ponto de convergência conceitual algo provisório e, sem dúvida, passível de novas confrontações no campo das ideias. A abordagem dialética de posições teórico-metodológicas díspares foi o caminho investigativo aqui adotado, nos estritos limites de um trabalho dessa natureza. É, portanto, um texto totalmente em aberto, por entender que seria impossível qualquer tipo de conclusão a respeito de algo tão atual e instigante. Assim, os conceitos são tratados como novos problemas a serem enfrentados em trabalhos vindouros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes de Bases da Educação. (Lei Federal 9394/96). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acessado em 17/10/2018.

DE LAS CASAS, F. B. Brevíssima relação da destruição das Índias: o paraíso destruído. Porto Alegre: LP&M, 1984.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.

KOSSOY, B.; TUCCI CARNEIRO, M. L. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. São Paulo: Edusp, 1994.

LYRA FILHO, R. Normas jurídicas e outras normas sociais. In: SOUZA Jr. José Geraldo de. Introdução Crítica ao Direito. 4. ed. Brasília, UnB, 1993. (Série O Direito Achado na Rua, vol.1).

RIBEIRO, D. O povo brasileiro. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, B. S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Trad. Mouzar Benedito. São Paulo: Bomtempo, 2007.

Como Citar
SANTOS, P. R. DE O. Educação e Saberes. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 6, p. 48-52, 27 dez. 2018.