A transição da metodologia tradicional no ensino médio para as metodologias ativas no ensino superior de Medicina

Autores

  • Leia Bezerra Sartori Universidade Federal de Uberlândia
  • Andreia Oliveira Pinhal de Castro Universidade Federal de Uberlândia
  • Meiriele Borges da Silva Mundim Presidente Antônio Carlos
  • Brunno Alexandre Nascimento Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Thiago Artur de Morais

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v9i18.538

Palavras-chave:

Educação Médica; Modelos Educacionais; Ensino Superior

Resumo

O trabalho objetivou avaliar a percepção dos alunos da transição das metodologias tradicionais no ensino médio para as metodologias ativas no ensino superior, bem como analisar as principais diferenças entre as metodologias tradicionais de ensino e as metodologias ativas. Foi feito uma pesquisa de campo qualitativa com aplicação de entrevista semiestruturada com discentes do ensino superior do 2º, 3º e 4º períodos do curso de Medicina do Centro Universitário IMEPAC de Araguari. A partir da análise dos resultados observou-se que os entrevistados reconhecem as diferenças entre as metodologias, além disso, destacaram três desafios principais na transição, sendo esses, o gerenciamento do tempo, a dificuldade na busca por conteúdo e o estudo prévio às aulas. Em contraste, os alunos entrevistados apontaram possíveis melhorias nas ações de acolhimento da Instituição no processo de transição, principalmente alinhamento e treinamento dos docentes. Observou-se também que a maioria dos alunos tivera mudanças positivas em sua percepção sobre a metodologia ativa desde o início do curso, com melhorias significativas na eficiência do estudo, organização da rotina e habilidades de pesquisa.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

BEZERRA SARTORI, L.; OLIVEIRA PINHAL DE CASTRO, A.; BORGES DA SILVA MUNDIM, M.; NASCIMENTO RIBEIRO, B. A.; ARTUR DE MORAIS, T. A transição da metodologia tradicional no ensino médio para as metodologias ativas no ensino superior de Medicina. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 9, n. 18, 2024. DOI: 10.47224/revistamaster.v9i18.538. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/538. Acesso em: 21 dez. 2024.

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