Análise do conhecimento dos doentes de asma sobre a patologia antes e depois de uma intervenção educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47224/rm.v5i10.89

Palavras-chave:

Asma, Autocuidado, Educação em Saúde

Resumo

A asma é uma doença inflamatória crônica associada à hiperresponsividade das vias aéreas e obstrução ao fluxo aéreo, seu quadro clínico é caracterizado por episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse. O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento de pacientes portadores de asma a respeito da patologia, antes e depois de uma intervenção educativa. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal com abordagem qualitativa por meio de aplicação de questionários. Os critérios de inclusão foram pacientes de 18 a 60 anos atendidos por um Centro Ambulatorial com o diagnóstico de asma registrado em prontuário e que concordaram em participar do estudo em todas as suas fases. Foram excluídos os que não consentirem em responder ao questionário, e/ou que apresentaram déficit cognitivo e com outros diagnósticos pulmonares que não asma. O estudo demonstrou que os pacientes que participaram das reuniões obtiveram resultados positivos, como a melhoria do conhecimento e da gestão da doença. A realização das reuniões com um pequeno número de participantes contribuiu para maior adaptação dos temas abordados às necessidades de cada caso, embora tenha restringido o debate e a troca de conhecimento entre os pacientes.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

MELO, S. T. V. .; CARMO, B. T. C. do .; PRADO, G. M. .; ARAÚJO, I. G.; VEIGA, I. V.; PEIXOTO, K. G.; ESPINOSA, L. G.; GONZAGA, N. R.; SOUZA, H. C. de; LEMOS, V. S. Análise do conhecimento dos doentes de asma sobre a patologia antes e depois de uma intervenção educativa. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 26–35, 2020. DOI: 10.47224/rm.v5i10.89. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/89. Acesso em: 21 jun. 2024.

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