Crianças ouvintes filhos de pais surdos: adversidades no diálogo familiar - Relato de experiência

Autores/as

  • Felipe de Oliveira Vitorino Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos
  • Magda Regina Silva Moura
  • Ana Raquel Ferreira Borges

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.154

Palabras clave:

CODA, linguagem bimodal, Pais surdos

Resumen

Introdução: Estudos envolvendo aquisição de linguagem em “Children of Deaf Adults” (CODA), filhos de pais surdos, ainda são recentes no Brasil, embora seja o país que possui uma linguagem específica (LIBRAS) para pessoas não ouvintes (SOUZA, 2014). O CODA, geralmente, cresce em meio a duas culturas, bilíngue, e nessa perspectiva, a aquisição da linguagem das crianças torna-se um processo complexo e intrigante.

Objetivo: Compreender a dinâmica familiar e a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) concomitante à língua portuguesa falada em crianças sem deficiência auditiva filhos de pais surdos.

Considerações: O CODA apresenta risco de comprometimento no rendimento escolar além de desenvolver uma maturidade precoce. Ressalta-se a importância da Atenção primária em saúde e da família na estimulação das potencialidades e monitoramento do desenvolvimento dessas crianças. São necessários novos estudos sobre esse grupo e ações específicas na área da saúde.

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

DE OLIVEIRA VITORINO, F.; REGINA SILVA MOURA, M. .; FERREIRA BORGES, A. R. Crianças ouvintes filhos de pais surdos: adversidades no diálogo familiar - Relato de experiência. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 142–146, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.154. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/154. Acesso em: 22 dic. 2024.