Educação empreendedora: um despertar para alunos do ensino médio na cidade de Araguari – MG

Autores

  • Danilo Faria de Moura Centro Universitário IMEPAC Araguari
  • Emanuel Soares Ponciano https://orcid.org/0000-0002-8943-9911
  • Estefanie Cristina Guida de Oliveira
  • Gabriel Cardoso dos Santos
  • Laís Cristina Pereira Silva
  • Laura de Freitas Farias Oliveira
  • Lorena Medeiros Rodrigues
  • Paula Rezende Barbosa Chiovato
  • Richardson Camilo Brazao
  • Thays Marques Silva
  • Victor Souza Alves

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.109

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Empreendedorismo nas Escolas

Resumo

O objetivo deste estudo é despertar o interesse pelo empreendedorismo nos alunos do ensino médio e realçar a importância de abordagem sobre este assunto na sala de aula. A proposta da educação empreendedora é incluir atitudes e disciplinas no currículo escolar visando desenvolver essas habilidades. Assim, quando chegarem ao mercado, os estudantes poderão aplicar esse conhecimento não só como empreendedores, mas também como executivos, autônomos, empregados ou servidores públicos.  Nessa nova realidade, a escola deve se conscientizar da importância do empreendedorismo na formação dos alunos, adotando a inovação e novas tecnologias nas metodologias de aprendizado. Utilizou-se da Metodologia do Arco de Maguerez para, a partir da observação da realidade, elencar as problemáticas e desenvolver hipóteses de solução. Diante deste objetivo foi decidido que seriam feitas palestras nas escolas sobre o empreendedorismo para os estudantes. Porém com o fato que está acontecendo no mundo, o COVID-19, não foi possível realizar a intervenção em virtude ao momento de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, L. P. Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador, 1998.
COAN, Marival. Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo. 2013.
DEGEN, R. J. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 14. ed. São Paulo: Cultura, 2006.
DORNELAS, José. Introdução ao empreendedorismo - Desenvolvendo habilidades para fazer acontecer. São Paulo: Empreende, 2018.
FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração de empresas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.
GOOB, Carla. Entenda a importância do empreendedorismo na escola. Disponível em: <https://educacao.imaginie.com.br/empreendedorismo-na-educacao/>. Acesso em: 28 de apr. 2020.
KAUFMANN, L. Passaporte para o ano 2000: como desenvolver e explorar a capacidade empreendedora para crescer com sucesso até o ano 2000. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.
Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas – SEBRAE. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/br/home/index.asp/>. Acesso em: 28 de apr 2020.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
NEGAS, Mário Carrilho; LOBÃO, Maria de Fátima. Ética no empreendedorismo. 2014.
O Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae oferece três cursos dos quais o jovem estudante do Ensino Médio pode participar. Sebrae Nacional. Disponível em: <https://www.sebraepr.com.br/educacao-empreendedora/sou-estudante/ensino-medio/>. Acesso em 15 jun. 2020.
SARKAR, Soumodip. Empreendedorismo e inovação. Escolar Editora, 2010.
SILVA. Gabriele. Novo ensino médio: o que é importante saber. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/novo-ensino-medio-o-que-e-importante-saber>. Acesso em: 28 de apr. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

MOURA, D. F. de; PONCIANO , E. S. .; OLIVEIRA, E. C. G. de .; SANTOS, G. C. dos .; SILVA, L. C. P. .; OLIVEIRA, L. de F. F.; RODRIGUES, L. M. .; CHIOVATO, P. R. B.; BRAZAO, R. C. .; SILVA, T. M.; ALVES, V. S. Educação empreendedora: um despertar para alunos do ensino médio na cidade de Araguari – MG . Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 25–32, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.109. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/109. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Extensão Universitária - Projetos Integradores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>