Suspeita de infecção pelo novo coronavírus em lactente venezuelana com Síndrome Respiratória Aguda Grave

Publicado
2020-12-04
Palavras-chave: COVID-19, Pediatria, Pneumonia, SRAG, SARS-COV-2, IsolamentoHospitalar

    Autores

  • Isabella Menezes de Resende Amador IMEPAC
  • Jully Oliveira Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos
  • Gabriela Zumpano
  • Nathália Machado Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos
  • Nelson Donizete Santa Casa de Misericórdia de Araguari.
  • Sabrina Alvim Santa Casa de Misericórdia de Araguari.
  • Júlia Tainah Santa Casa de Misericórdia de Araguari.

Resumo

Relato de caso de lactente de 1 ano e 1 mês, venezuelana, que imigrou para o Brasil em fevereiro de 2020 que, com histórico de pneumonia, desenvolveu sintomas respiratórios considerados suspeitos de infecção por COVID-19. Possui antecedentes de broncoespasmo, ausência de suplementação de ferro e imunização desatualizada. Os determinantes sociais influenciaram diretamente no enredo clínico presente, principalmente o idioma distinto, tanto da criança quanto dos seus genitores, além disso, o cenário atual de pandemia pelo SARS-COV-2, agregaram complexidade à perspectiva.  Dessa forma, foi traçado um plano de cuidados individual e familiar congruente às necessidades dentro do contexto do Sistema Único de Saúde, capaz de alcançar resultados satisfatórios e duradouros no que tange ao alívio dos sintomas, fortalecimento e melhoria do bem-estar geral da paciente, bem como a contrarreferência para a atenção primária com o intuito de um cuidado continuado à família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA-BARBOSA, Loeste de; SALES, Alberone Ferreira Gondim; TORRES, Milena Ellen Mineiro. Impacto da migração venezuelana na rotina de um hospital de referência em Roraima, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190807, 2020.

DA SILVA, Sandra Rodrigues et al. Impacto da vacina antipneumocócica 10‐valente na redução de hospitalização por pneumonia adquirida na comunidade em crianças. Revista Paulista de Pediatria, v. 34, n. 4, p. 418-424, 2016.

LAGO, P. et al. Recomendações para Atendimentos de Casos Suspeitos de COVID-19 em Emergências Pediátricas Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE). 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Consenso sobre anemia ferropriva: mais que uma doença, uma urgência médica! Departamentos de Nutrologia e Hematologia-Hemoterapia. 2018.

Como Citar
AMADOR, I. M. DE R.; CHAGAS, J. A. O. .; OLIVEIRA, G. C. Z. .; MACHADO, N. O. Q.; JÚNIOR, N. D. F.; ARAÚJO, S. DE O. A. .; RODRIGUES, J. T. A. S. . Suspeita de infecção pelo novo coronavírus em lactente venezuelana com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 5, n. 10, p. 24-28, 4 dez. 2020.

Most read articles by the same author(s)