O Desenvolvimento da Empatia Clínica em Estudantes de Medicina de Centro Universitário do Interior de Minas Gerais: Uma Perspectiva Qualitativa

Autores

  • Mak Alisson Borges de Moraes
  • Giovanna Chiovato Socreppa
  • Sophia Figueiredo Guerra
  • Thalita Cunha Nascimento
  • Victor Pereira Resende Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos
  • Willian da Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v10i19.635

Palavras-chave:

Educação Médica, Empatia, Ensino Humanizado, Estudantes de Medicina, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Introdução: O uso da empatia resulta em uma melhor assistência à saúde e, assim, implica em maior satisfação do
paciente em relação ao cuidado concedido, o que gera maior adesão ao tratamento e uma melhora no prognóstico.
Contudo, nota-se ainda que há uma lacuna em relação ao desenvolvimento da empatia no âmbito da formação
médica. Objetivos: Nesse sentido, objetivou-se com esse estudo, analisar o desenvolvimento da empatia clínica em
estudantes de medicina de centro universitário do interior de Minas Gerais. Metodologia: Para isso, este projeto
utilizará uma abordagem qualitativa, amparada no método fenomenológico de pesquisa, obtendo os dados por
meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada. Resultados e Discussão: Os resultados indicam que o ensino
da empatia na graduação médica é bem estruturado nos períodos iniciais, mas enfrenta desafios na aplicação
prática nos ciclos avançados. Os alunos sugerem simulações mais realistas e maior prática clínica. A influência de
médicos experientes e a capacitação docente são fundamentais para consolidar essa competência. Conclusão: Para
superar essas limitações, é essencial integrar teoria e prática de maneira mais dinâmica, capacitar docentes e
proporcionar vivências clínicas que intensifiquem o exercício da empatia. Dessa forma, será possível formar
médicos mais humanizados e preparados para lidar com as complexas demandas emocionais da prática médica.

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Publicado

2025-08-08

Como Citar

MORAES, M. A. B. de; CHIOVATO SOCREPPA , G. .; GUERRA, S. F.; NASCIMENTO, T. C.; PEREIRA RESENDE, V. .; DA SILVA OLIVEIRA, W. O Desenvolvimento da Empatia Clínica em Estudantes de Medicina de Centro Universitário do Interior de Minas Gerais: Uma Perspectiva Qualitativa . Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 10, n. 19, 2025. DOI: 10.47224/revistamaster.v10i19.635. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/635. Acesso em: 12 ago. 2025.