NÍVEL DE SATISFAÇÃO E PERFIL DOS USUÁRIOS DE UM AMBULATÓRIO ESCOLA NA CIDADE DE ARAGUARI-MG
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20190016Palavras-chave:
Satisfação, Ambulatório, Atenção Secundária, Qualidade de atendimento.Resumo
A principal característica dos centros ambulatoriais é o atendimento ao paciente sem que o mesmo tenha sido admitido em ambiente hospitalar. Dessa forma, tem-se como objetivo avaliar o atendimento prestado por ambulatório escola na cidade de Araguari – MG, estabelecendo o perfil socioeconômico dos pacientes assistidos pelos docentes em nível ambulatorial. Serão aplicados questionários aos pacientes, contemplando questões de âmbito socioeconômico e questões que são inerentes ao nível de satisfação do paciente. O levantamento percentual quanto à satisfação dos atendimentos realizados pelo binômio docente e discente, das especialidades mais procuradas e a classificação socioeconômica dos pacientes atendidos são importantes elementos a serem explorados. Este trabalho espera estabelecer a relevância dos resultados encontrados e prover uma perspectiva para ajudar o emprego de ações resolutivas aos problemas levantados pelos pacientes durante a aplicação dos questionários.
Downloads
Referências
AURAS, Silke et al. Patient satisfaction with ambulatory care in Germany: effects of patient-and medical practice-related factors. International Journal for Quality in Health Care, v. 28, n. 6, p. 808-815, 2016.
BASTOS, Gisele Alsina Nader; FASOLO, Luisa Rabeno. Fatores que influenciam a satisfação do paciente ambulatorial em uma população de baixa renda: um estudo de base populacional. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 16, n. 1, p. 114-124, 2013.
BRAGA, Lucylea Pompeu Muller. Supervisão docente mínima e indireta: percepções dos pacientes em diferentes cenários de prática. 2015.
DE SOUSA-MUÑOZ, Rilva Lopes et al. Informação do paciente sobre sua doença e terapêutica em projeto de extensão universitária. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 24, n. 3, p. 258-265, 2012.
FRANCO, Selma Cristina; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Avaliação da qualidade de atendimento ambulatorial em pediatria em um hospital universitário. Cadernos de Saúde Pública, v. 14, p. 61-70, 1998.
GIROTTO, Edmarlon et al. Adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico e fatores associados na atenção primária da hipertensão arterial. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 1763-1772, 2013.
GOMES, Isabelle Pimentel; COLLET, Neusa; DOS REIS, Paula Elaine Diniz. Ambulatório de quimioterapia pediátrica: a experiência no aquário carioca. Texto & Contexto Enfermagem, v. 20, n. 3, p. 385-391, 2011.
HERCOS, Benigno Vicente Santos; BEREZOVSKY, Adriana. Qualidade do serviço oftalmológico prestado aos pacientes ambulatoriais do Sistema Único de Saúde–SUS. Arq Bras Oftalmol, v. 69, n. 2, p. 213-9, 2006
Moimaz, S. A. S., Marques, J. A. M., Saliba, O., Garbin, C. A. S., Zina, L. G., & Saliba, N. A.(2010). Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 20, 1419-1440.
PESSOA, Vera Lúcia Mendes de Paula et al. Assistência de enfermagem ambulatorial: percepção de transplantados cardíacos sobre a consulta de enfermagem ambulatorial. Rev. pesqui. cuid. fundam.(Online), v. 9, n. 4, p. 984-989, 2017.
PITANGUEIRA, Cássia Menaia FC; PAIVA, Carlos Henrique Assunção. A atenção básica e a rede de saúde de Juazeiro, Bahia (2001-2012): uma análise neoinstitucionalista. Rev. baiana saúde pública, v. 41, n. 1, p. 41. n1. 2075, 2017.
RICCI, Natalia Aquaroni et al. O hospital-escola de São Carlos: análise do funcionamento por meio da satisfação dos usuários. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 1125-1134, 2011.
SANTOS, Carla Targino Bruno dos et al. A integralidade no Brasil e na Venezuela: similaridades e complementaridades. Ciencia & saude coletiva, v. 23, p. 1233-1240, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.