Treinamento para equipes de atendimento de uma Instituição de Ensino Superior do interior de Minas Gerais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.111

Keywords:

Atendimento ao cliente, Treinamento, Satisfação do cliente

Abstract

Com consequência da evolução tecnológica os produtos e serviços oferecidos pelas empresas estão cada vez mais se equiparando a modelos muito parecidos, nesse contexto o atendimento ao cliente se torna um diferencial de sucesso na fidelização e atração de clientes. O objetivo desse artigo é detectar e analisar as oportunidades no processo de atendimento ao cliente em uma instituição de serviços educacionais e, através delas, propor soluções através de treinamentos específicos para os colaboradores que exercem essa atividade. Utilizou-se da Metodologia do Arco de Maguerez que possibilitou a estruturação das propostas de intervenção partindo da observação da realidade. Frente aos problemas detectados foi proposto a realização de uma trilha de treinamentos, porém em virtude da pandemia da COVID-19 não foi possível sua realização de fato, sendo considerado, assim, uma proposta de intervenção para um momento mais oportuno.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BITENCOURT, Claudia. Gestão Contemporânea de Pessoas: Novas Práticas, Conceitos Tradicionais. Bookman Editora, 2009.
BEE, Roland. Fidelizar o cliente. Você SA. NBL Editora, 2000.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração teoria, processos e prática. McGraw-Hill do Brasil, 1985.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoal: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Editora Vozes. Tradução de Adail Sobral, 2001.
COSTA, Ariana de Sousa Carvalho; SANTANA, Lídia Chagas de; TRIGO, Antônio Carrera. Qualidade do atendimento ao cliente: um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica–RIC Cairu, v. 2, n. 2, p. 155-172, 2015.
DESSLER, G. Administração de recursos humanos. 2. ed. Tradução de Cecília Leão Oderich. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. São Paulo: Atlas. 2001.
GONÇALVES, Albírio. Excelência no atendimento: atraindo, convertendo e fidelizando clientes. 2018.
HAMBLIN, A. Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979.
KOTLER, P. ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson/Prentice Hall. 2003.
JULIÃO, B. E.; VANDI, A. M. Diferenças entre treinamento, desenvolvimento e aprendizagem. Grupo de estudo em ABRH, 2008. <Disponível em: http://www.abrhrs.com.br/2008/grupos-artigos-mostrar.php?cod=101>. Acesso em: 27 maio 2020.
LEAL, Fabiano. Um diagnóstico do processo de atendimento a clientes em uma agência bancária através de mapeamento do processo e simulação computacional. Itajubá: UFI, 2003.
MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2010.
REGINATTO, Antonio Paulo. Equipes campeãs: potencializando o desempenho de sua equipe. 2. ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2004. SEBRAE. Cartilha Atendimento ao cliente: Apoio às micro e pequenas empresas. São Paulo: Site Sebrae, 2016.
TANI, Ramos, Z. Atendimento ao Público. São Paulo: Ética, 2018.
VOLPE, Renata; LORUSSO, Carla. A importância do treinamento para o desenvolvimento do trabalho. Disponível em: <www.psicologia.com.pt>. Acesso em: 06 maio 2020.

Published

2021-08-30

How to Cite

MOURA, D. F. de; MUNDIM, K. de L. .; MELO, L. de; HAMADA, L. T. .; PONCIANO , E. S. . Treinamento para equipes de atendimento de uma Instituição de Ensino Superior do interior de Minas Gerais. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 40–47, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.111. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/111. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Extensão Universitária - Projetos Integradores

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>