Atividade prática-exploratória no CAPSi (Centros de Atenção Psicossocial Infantil) Crescer de Anápolis: um relato de experiência

Autores

  • Eduarda Vianna Guimarães Balestra Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Lorena Torres Magalhães Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Isadora Eloi Franco Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Rafaella Faria de Oliveira Guerra Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Ana Paula Stievano Ferraz Silveira Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Constanza Thaise Xavier Silva Centro Universitário UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

psiquiatria infantil, saúde mental, SUS, experiência

Resumo

OBJETIVO: Entender como funciona na prática o cuidado com a saúde mental para melhor compreender a Politica Nacional de Saúde Mental, para poder abordar as experiências vividas por estudantes de medicina no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Crescer, na cidade de Anápolis, Goiás. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Na última passagem pelo CAPSi Crescer, foi feito o acompanhamento de consultas com tema Transtorno de Personalidade Borderline. Tal transtorno mostra uma face de depressão com automutilação, crises de choro e tristeza. DISCUSSÃO: A atual política de saúde mental no Brasil, propõe a progressiva substituição dos hospitais psiquiátricos por uma rede de serviços de atenção em saúde mental constituída por CAPS e outras redes de apoio.  A proposta de funcionamento do CAPSi não se mantem baseada apenas no suporte farmacológico, mas também, engloba estratégias e modalidades de tratamento pautados nas oficinas terapêuticas, atividades lúcidas para suporte humanizado, equipe interdisciplinar e outras ações, de modo a proporcionar e construir um espaço acolhedor, de convivência e integração das crianças com o meio social no qual estão inseridas. Em relação a transtornos na infância, o diagnóstico psiquiátrico apresenta grande complexidade, porque não apenas os limites entre o normal e o patológico são menos passíveis de distinção, mas também aqueles entre um diagnóstico e outro. CONCLUSÃO: A vivência diária de estudantes de medicina no Brasil promove maior conhecimento da rede de ferramentas disponíveis no Sistema Único de Saúde. As visitas práticas ao CAPSi podem ilustrar as extensas aulas teóricas ministradas nos cursos de medicina.

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Referências

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

BALESTRA, E. V. G.; MAGALHÃES, L. T.; FRANCO, I. E.; GUERRA, R. F. de O.; SILVEIRA, A. P. S. F.; SILVA, C. T. X. Atividade prática-exploratória no CAPSi (Centros de Atenção Psicossocial Infantil) Crescer de Anápolis: um relato de experiência. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 11–14, 2020. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/128. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial: III COEPS Araguari