O trabalho docente frente as relações étnico-raciais no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.159Keywords:
Teaching, Learning, Ethnic-Racial Relations, CitizenshipAbstract
The school, through its representative in the classroom - the teacher, has the responsibility of training its student to exercise citizenship and this task can perfectly be accomplished based on the history of their country. The purpose of this article is to propose ways for teachers to seek a basis in the preparation of their classes, ensuring effective teaching and learning for their students with regard to the theme of ethnic-racial relations. The problem became visible through the questionnaire instrument applied to public school teachers in the city of Araguari - MG, where the highest percentage of responses to the alternative “work in development at my school” was registered, which generated great concern. , and motivated to ask how this theme is developed, what triggers are used to start the approach, objective and how long it lasts throughout the school year.
Downloads
References
BENTO, Maria Aparecida da Silva. Racialidade e produção do conhecimento. In: SEYFERTH et al. Racismo no Brasil. São Paulo: ABONG, Ação Educativa, ANPED, 2002. p. 45-52.
BITTENCOURT, C. Identidades e Ensino de História no Brasil. In. CARRETERO, Mario; et.all. Ensino da História e Memória Coletiva. Porto Alegre: ARTMED, 2007. p. 33-52. Disponível em: <https://scholar.google.com.br>. Acesso em 17 jun. 2020.
BROSSARD, Paulo. LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. 1989. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm>. Acesso em: 23 maio 2020.
BUARQUE, Cristovam Ricardo Cavalcanti. LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 22 maio 2020.
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2011: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em:<https://scholar.google.com.br>. Acesso em 17 jun. 2020.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer No. CNE/CP 3/2004). MEC Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação. Brasília: 10/03/2004, p.17. 2004. Disponível em: <https://scholar.google.com.br>. Acesso em 17 jun. 2020.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LCT, 2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2010. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf>. Acesso em 20 de maio 2020.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação racial: um estudo acerca da discriminação racial como fator de seletividade na escola pública de primeiro grau: 1º a 4º série. 1985, 250 p. (Dissertação, mestrado em educação). Programa de pós-graduação em educação conhecimento e inclusão social. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1985. Disponível em: <https://scholar.google.com.br>. Acesso em 17 jun. 2020.
HADDAD, Fernando (ed.). LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em: 17 jun. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1994. Disponível em: <https://scholar.google.com.br>. Acesso em 17 jun. 2020.
MARTINEZ, M.J. LAHONE, C.O. Planejamento escolar. São Paulo: Saraiva, 1977. Disponível em: <https://scholar.google.com.br>. Acesso em 17 jun. 2020.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em: <https://scholar.google.com.br>. Acesso em 17 jun. 2020.
PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. Disponível em: <https://scholar.google.com.br>. Acesso em 17 jun. 2020.
SILVA, Petronilha Beatriz. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil Educação. vol. XXX, núm. 63, setembro-dezembro, 2007, p. 489-506. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil.
SOUZA, Paulo Renato. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 23 maio 2020.
TATUM, Beverly D. Why are all Black kidstoghether in the Cafeteria? andanotherconversationsaboutrace. New York: Basic Books, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.