Materiais não estruturados na aprendizagem infantil
o brincar na construção do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20180009Palabras clave:
Educação Infantil, Brincar, AprendizagemResumen
O presente trabalho foi executado em uma escola da rede municipal de Araguari, Minas Gerais, na qual pode-se diagnosticar alguns problemas relacionados uso inadequado do amplo espaço que constitui a escola. Conseguimos, por meio das observações, identificar o uso de recursos pré-estabelecidos, comprometimento da recreação das crianças pela interdição do parquinho, devido à falta de recursos para a manutenção dos brinquedos e pouca utilização do espaço externo pelos alunos, comprometendo a ludicidade. Dessa forma, as observações nos conduziram ao delineamento do seguinte problema de investigação: Como adequar o espaço da escola para estimular a criatividade, produção e motivação das crianças por meio das brincadeiras,utilizando materiais não estruturados? O objetivo do projeto foi reorganizar o parquinho interditado da escola, reaproveitando pneus e inserindo as cores; bem como desenvolver uma oficina com os alunos que exigisse a criação do próprio brinquedo, utilizando os materiais não estruturados. A inauguração foi inesquecível, pois as crianças entraram no parque com muito entusiasmo,que emocionou tanto a nós, executores do projeto, como os professores da escola. Através do projeto realizado, percebemos na prática que o espaço na Educação Infantil também se torna um educador, pois auxilia no desenvolvimento da criança.
Descargas
Citas
BORBA, Ângela M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC/SEB Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Rangel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
FERREIRA, Sueli C. A Indústria do brincar. Dissertação: Fundação Getúlio Vargas: Instituto de Estudos Avançados em Educação. Rio de Janeiro, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons e aromas: A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004
LOPES et al., Coleção Proinfantil - Módulo III , Unidade 7 . Livro de Estudo – Vol. 2, 2006, 34 p., Brasília, Editora Perfil
MENTIS, Mandia. (Tradução José Francisco Azevedo). Aprendizagem mediada dentro e fora da sala de aula. Editora SENAC: São Paulo. 1997
PRADO et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais da saúde. 2012.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAGUARI - Rede Social.
Disponível em https://web.facebook.com/Secretaria-Municipal-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-de-Araguari-584896591711125/?hc_ref=ARTLhArlP1KJLDOklC4mXeGkLXgyf4QfLr-cbJs7wl9XoKOuKgC-i2TAKdkP4zsObko&pnref=sto. Acessoem: 02 nov. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.