Materiais não estruturados na aprendizagem infantil

o brincar na construção do sujeito

Autores/as

  • Lêda Freire Soares Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Ana Lúcia Costa e Silva Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Maria Teresa Beaumont Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Luana de Assis Silva Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Rosângela Leite Aguilar Cardoso Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Anna Carolina Costa Ferreira Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Ana Vitória Cardoso Lima Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Alessandra Araújo Silva Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC

DOI:

https://doi.org/10.5935/2447-8539.20180009

Palabras clave:

Educação Infantil, Brincar, Aprendizagem

Resumen

O presente trabalho foi executado em uma escola da rede municipal de Araguari, Minas Gerais, na qual pode-se diagnosticar alguns problemas relacionados uso inadequado do amplo espaço que constitui a escola. Conseguimos, por meio das observações, identificar o uso de recursos pré-estabelecidos, comprometimento da recreação das crianças pela interdição do parquinho, devido à falta de recursos para a manutenção dos brinquedos e pouca utilização do espaço externo pelos alunos, comprometendo a ludicidade. Dessa forma, as observações nos conduziram ao delineamento do seguinte problema de investigação: Como adequar o espaço da escola para estimular a criatividade, produção e motivação das crianças por meio das brincadeiras,utilizando materiais não estruturados? O objetivo do projeto foi reorganizar o parquinho interditado da escola, reaproveitando pneus e inserindo as cores; bem como desenvolver uma oficina com os alunos que exigisse a criação do próprio brinquedo, utilizando os materiais não estruturados. A inauguração foi  inesquecível, pois as crianças entraram no parque com muito entusiasmo,que emocionou tanto a nós, executores do projeto, como os professores da escola. Através do projeto realizado, percebemos na prática que o espaço na Educação Infantil também se torna um educador, pois auxilia no desenvolvimento da criança. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BORBA, Ângela M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC/SEB Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Rangel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

FERREIRA, Sueli C. A Indústria do brincar. Dissertação: Fundação Getúlio Vargas: Instituto de Estudos Avançados em Educação. Rio de Janeiro, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons e aromas: A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004

LOPES et al., Coleção Proinfantil - Módulo III , Unidade 7 . Livro de Estudo – Vol. 2, 2006, 34 p., Brasília, Editora Perfil

MENTIS, Mandia. (Tradução José Francisco Azevedo). Aprendizagem mediada dentro e fora da sala de aula. Editora SENAC: São Paulo. 1997

PRADO et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais da saúde. 2012.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAGUARI - Rede Social.

Disponível em https://web.facebook.com/Secretaria-Municipal-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-de-Araguari-584896591711125/?hc_ref=ARTLhArlP1KJLDOklC4mXeGkLXgyf4QfLr-cbJs7wl9XoKOuKgC-i2TAKdkP4zsObko&pnref=sto. Acessoem: 02 nov. 2017.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

SOARES, L. F.; COSTA E SILVA, A. L.; BEAUMONT, M. T.; SILVA, L. de A.; CARDOSO, R. L. A.; FERREIRA, A. C. C.; LIMA, A. V. C.; SILVA, A. A. Materiais não estruturados na aprendizagem infantil: o brincar na construção do sujeito. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 70–73, 2018. DOI: 10.5935/2447-8539.20180009. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/33. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiências

Artículos más leídos del mismo autor/a