Epidemiologia da sífilis materna e congênita: tendência e desafios em Minas Gerais (2018-2023)
Epidemiology of Maternal and Congenital Syphilis: Trends and Challenges in Minas Gerais (2018-2023).
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v10i19.702Palabras clave:
1.Café; 2.Fermentação; 3.Qualidade; 4.Bebidas especiais; 5.MicrorganismosResumen
A abordagem do tema sífilis apresenta grande relevância em gestante e recém-nascido, uma vez que é uma infecção sexualmente transmissível que pode ser tratada corretamente evitadando a transmissão vertical para os conceptos. O objetivo principal é analisar dados disponíveis, no período de 2018 a 2023, comparando índice de melhora ou piora sobre as notificações sobre a sífilis e suas complicações na população abordada. É um estudo de série temporal com análise secundária de dados sobre sífilis congênita e gestacional no período de 2018 a 2023. Os dados foram disponibilizados pelo DATASUS, que tem por base o Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Entre a sífilis materna e congênita é possível observar que os maiores índices ocorreram em 2023, no estado de Minas Gerais. Além disso, observa que uma média de 43% das gestações que a mãe estava infectada em algum momento ocorreu a transmissão vertical para o concepto. Portanto, observou-se um aumento das taxas de sífilis congênita e materna ao longo dos anos analisados, sendo um grande malefício para a população abordada.
Descargas
Citas
Revista Paraense de Medicina ; Manual técnico para o diagnóstico da sífilis ; . Epidemiol. Serv. Saúde ; Mortalidade por sífilis congênita: revisão sistemática ; Boletim Epidemiológico: Sífilis 2023 ; D. Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita: Manual de Bolso ; Ciênc. saúde coletiva ; O manejo da sífilis gestacional no pré-natal ; . Incidência de Sífilis Congênita no estado de Santa Catarina no ano de 2012 ; Journal of Management & Primary Health Care ; Research, Society and Development ;
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

