PROFESSORES SABEM LIDAR COM O SUICÍDIO EM SALA DE AULA? LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Valquiria de Souza Andrade Prefeitura Municipal de Amparo

DOI:

https://doi.org/10.5935/2447-8539.20190008

Palavras-chave:

Adolescentes, Ensino, Suicídio

Resumo

Este trabalho analisa o atual cenário da formação de professores no Brasil e os limites e possibilidades que tais docentes possuem na medida em que tem acesso as informações sobre o tema suicídio entre os adolescentes e de que forma podem atuar no combate do mesmo. O tema e de extrema importância, haja visa o aumento significativo de casos de suicídio e tentativa de suicídio entre adolescentes. Realizado uma busca bibliográfica no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME), com os seguintes descritores “Suicídio”, “Adolescentes” e “Ensino”. Aonde foram encontrados 417 artigos, porém foram utilizados somente artigos em português, com texto completo e que atendesse os objetivos do trabalho, sendo assim, foram usados 17 artigos. Conclui-se que a escola e um espaço privilegiado para a promoção e proteção da saúde, onde os adolescentes passam boa parte do tempo, porém a formação de professores voltado para o tema suicídio ainda e muito deficitária, carecendo de formação específica através de curso de capacitação e educação continuada.

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

ANDRADE, V. de S. PROFESSORES SABEM LIDAR COM O SUICÍDIO EM SALA DE AULA? LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 33–38, 2020. DOI: 10.5935/2447-8539.20190008. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/41. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de revisão