O impacto das cirurgias robóticas na qualidade de vida dos pacientes no pós-operatório
The impact of robotic surgeries on patients' quality of life in the postoperative period
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v10i19.694Palavras-chave:
Cirurgia robótica, cirurgia geral, qualidade de vida, complicações pós-operatórias, recuperaçãoResumo
A implementação de cirurgias robóticas altamente tecnológicas facilitaram o trabalho do profissional da saúde e da qualidade de vida do paciente no pós-operatório, permitindo procedimentos menos invasivos e com menos impactos para o paciente. O objetivo desta revisão foi analisar comparativamente qualidade de vida no pós-operatório dos pacientes submetidos a procedimentos por meio desse tipo de técnica cirúrgica, com pacientes submetidos a outras abordagens cirúrgicas, com foco em qualidade de vida no pós-operatório, tempo de recuperação, taxas de complicações e prognóstico geral. A revisão incluiu artigos publicados entre 2015 a 2024, a partir de buscas nas bases PubMed, SciELO e Google Scholar, em que foram selecionados estudos que comparam diretamente as abordagens de cirurgia robótica com outras técnicas cirúrgicas, com foco nos desfechos relacionados ao tempo de recuperação, qualidade de vida, taxas de complicações pós-operatória e prognóstico geral. Os resultados indicaram que a cirurgia robótica proporciona um menor tempo de hospitalização e menores complicações pós- operatórias. A qualidade de vida após a cirurgia também é melhor, com necessidade reduzida de analgésicos e menor risco de infecções, cicatrizes menores e menor risco de readmissões hospitalares. A recuperação funcional foi mais rápida. Portanto, a cirurgia robótica apresenta-se como uma abordagem que traz um melhor prognóstico em termos de recuperação e qualidade de vida, sendo recomendada para pacientes em condições adequadas, devido à menor taxa de complicações e recuperação mais rápida.
Downloads
Referências
Revista SOBECC ; Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences ; Revista Cereus ; . Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva ; Jornal Brasileiro de Pneumologia ; . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences ; Medicine ; British Journal of Anaesthesia ; British Journal of Anaesthesia ; Medicina (Kaunas, Lithuania) ; Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões ; Annals of Surgery ; The British Journal of Surgery ; Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences ; Brazilian Journal of Health Review ; Femina ; ). Administração Pública e Gestão Social ; Cureus ; Brazilian Journal of Health Review ; . Research, Society and Development ; Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva ; Research, Society and Development ;
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

