Cultura afro-brasileira nas escolas: do conhecimento ao respeito

Autores

  • Andressa Cristine Vieira da Silva
  • Bruna Correia dos Santos
  • Evelyn Aparecida Alves
  • Milena Aparecida de Oliveira
  • Thayná Rodrigues Alcântara Tavares https://orcid.org/0000-0001-8225-1193
  • Danilo Faria de Moura Centro Universitário IMEPAC Araguari
  • Maria Luiza de Borba Alves

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.160

Palavras-chave:

Cultura afro-brasileira, Ensino, Conscientização, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo, tem como objetivo discorrer sobre a importância de trabalhar a cultura afro-brasileira e afrodescendente nas escolas públicas e privadas em nosso país, com o propósito de promover uma conscientização crítica acerca da temática abordada, promovendo uma sensibilização patriota em nossos alunos e professores, mostrando que é preciso conhecer a verdadeira história sobre nossas raízes e cultura.  Para isso, foi utilizado a aplicação de formulários em que professores de diversos sistemas educacionais eram questionados sobre a aplicação da lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade da aplicação do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, e por consequência sua conscientização histórica. Buscou-se alcançar esse pontapé inicial de um diálogo reflexivo crítico sobre a cultura brasileira, suas origens e suas marcas nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores. Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 5-20, junho 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862008000100001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 maio 2020.
AGÊNCIA BRASIL. Professores têm desafio de ensinar cultura afro-brasileira, diz diretora. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-08/professor-tem-desafio-de-ensinar-cultura-afro-brasileira-diz-diretora>. Acesso em: 6 jun. 2020.
CANAL DO EDUCADOR. Lei 10.639/03 e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/lei-10639-03-ensino-historia-cultura-afro-brasileira-africana.htm#:~:text=A%20Lei%2010.639%2F03%2C%20que,tema%20da%20escravid%C3%A3o%20negra%20africana>. Acesso em: 6 jun. 2020.
CORREIA, Milenna Silva; FERNANDES, Marcella Alves; LAGES, Laérgia Mirelly Porpino. Inclusão e valorização da cultura negra em âmbito escolar.
FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Tereza Kazuko. Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica. Revista Educação e Linguagem, v. 3, n. 4, p. 114-126, 2014.
FREIRE, Everaldo José. Afro-brasilidade, educação básica e a lei 10.639/03: vozes veladas, veludosas vozes... Estudos africanos, história e cultura afro-brasileira: Olhares sobre a lei 10.639/03, p. 95, 2007.
HERINGER, Rosana. Desigualdades raciais na educação e ação afirmativa no Brasil. In: LAIA, Maria Aparecida de; SILVEIRA, Maria Lucia da. (Orgs.). A universidade e a formação para o ensino de história e cultura africana e indígena. São Paulo: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra/Secretaria Municipal de Participação e Parceria /Prefeitura de São Paulo, 2010.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 16. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
NOVA ESCOLA. Os desafios para implementar história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12692/os-desafios-para-implementar-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana-nas-escolas>. Acesso em: 6 jun. 2020.
NUNES, Cicera. A cultura de base africana e sua relação com a educação escolar. Revista Metáfora Educacional, n. 10, p. 38-50, 2011.
SOUZA, Josemária Alves de Jesus. Práticas de Ensino e Valorização da Cultura Afro: construindo a autoestima do aluno afrodescendente. 2015. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Especialização em Educação em e Para Os Direitos Humanos, no Contexto da Diversidade Cultural, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

SILVA, A. C. V. da; SANTOS, B. C. dos .; ALVES, E. A. .; OLIVEIRA, M. A. de; TAVARES, T. R. A. .; MOURA, D. F. de; ALVES, M. L. de B. . Cultura afro-brasileira nas escolas: do conhecimento ao respeito. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 119–128, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.160. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/160. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Extensão Universitária - Projetos Integradores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>