A estereotipia da cultura africana nas escolas

Autores

  • Danilo Faria de Moura Centro Universitário IMEPAC Araguari
  • Maria Luiza de Borba Alves
  • Alline Naves Teodoro
  • Ana Laura Machado de Sousa
  • André Felipe Angelica de Brito
  • Camila Fernandes de Souza
  • Larissa Esther de Freitas Da Silva
  • Maria Luiza Pires Peixoto
  • Myllena Sthéfany Dias Santos
  • Simei Resende Costa

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.155

Palavras-chave:

Racismo, Diversidade cultural, Escola, Educação

Resumo

Esse artigo descreve a uniformidade do ensino da cultura afro-brasileira nas instituições escolares que se apresenta de forma estereotipada, trazendo consigo uma deficiência na percepção dos alunos quanto ao modo de tratamento as pessoas negras. Descreve similarmente os meios para se alcançar uma educação igualitária que não carregue consigo nenhum tipo de segregação. Valeu-se de uma pesquisa feita com professores atuantes e que igualmente compartilham de experiências negativas quanto a aplicação da temática em seu cotidiano. É apresentado também algumas práticas pedagógicas visando a melhoria do trabalho com a diversidade cultural no âmbito escolar, o que facilitará o modo como os educadores enfrentam e abordam o tema, racismo em sala de aula.

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Referências

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

MOURA, D. F. de; DE BORBA ALVES, M. L. .; NAVES TEODORO, A. .; MACHADO DE SOUSA, A. L. .; ANGELICA DE BRITO, A. F.; FERNANDES DE SOUZA, C. .; DE FREITAS DA SILVA, L. E. .; PIRES PEIXOTO, M. L. .; STHÉFANY DIAS SANTOS, M.; RESENDE COSTA, S. . A estereotipia da cultura africana nas escolas. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 65–76, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.155. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/155. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Extensão Universitária - Projetos Integradores

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