Principais motivações para ideação e tentativa de suicídio entre estudantes de medicina
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.378Keywords:
Suicide, Suicidal Ideation, Mental Health, Students of MedicineAbstract
Introduction: Suicide corresponds to one of the main causes of death in Brazil, and it is generally preceded by ideation and suicide attempt. Therefore, it was identified that the prevalence was three to five times higher in medical students than in the general population. Objective: To identify the main motivations to the development of suicidal ideation and suicide attempt among students of medicine from a private university in Triângulo Mineiro. Methodology: This is a qualitative study based on the phenomenological approach of data analysis. The sample collection was made using the "snowball" sampling model, which included students over 18 years old properly enrolled in the medicine course that had been through any experience linked to the theme. The research started from the following trigger question: “What do you consider to be decisive for you to think about or attempt suicide?”. Discussion: This study contained of 5 effective participants. Giving the collected information, the 4 stages of the phenomenological method were applied and synthesized/integrated into the scientific literature. Thus, it was possible to note in the participants that thinking about suicide is elaborated as a way to stop suffering/anguish. Conclusions: Therefore, it was noticeable that a fragile mental health associated with demands within the university, workload, stress and weak support network had great impact on the suicidal behavior (suicidal ideation and suicide attempt).
Downloads
References
ARENSMAN, E.; SCOTT, V; DE LEO, D; PIRKIS; J. Suicide and suicide prevention from a global perspective. Crisis, v. 41, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1027/0227-5910/a000664
BARREIRA, C. R. A.; RANIERE, L. P. Aplicação de contribuições de Edith Stein à sistematização de pesquisa fenomenológica em psicologia: a entrevista como fonte de acesso às vivências. In: MAHFOUD, M; M. MASSIMI (Org.). Edith Stein e a psicologia: teoria e pesquisa. Belo Horizonte: Artesã, 2013, p. 449-466.
BENTO, T. M. A. FRANÇA, J. K. da R.; LIMA, J. M. da S. F. Fatores predisponentes que levam jovens adultos à ideação suicida e ao suicídio no Brasil. Ciên Biol e da Saú Unit, Alagoas, v. 5, n. 1, p. 153-166, nov. 2018.
BORGES, V. R.; WERLANG, B. S. G. Estudo de ideação suicida em adolescentes de 15 a 19 anos. Estudos de Psicologia, v. 11, n.3, p. 345-351, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2006000300012
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.876 de 14 de agosto de 2006. Institui Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio, a ser implantadas em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico: perfil epidemiológico dos casos notificados de violência autoprovocada e óbitos por suicídio entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, 2011 a 2018. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
CHAFEY, M. I. J. Conducta e ideación suicida en estudiantes universitarios. Rev. Griot, v. 1, n. 4, p. 5-17, 2008.
CONSTANTINIDIS, T. C.; GOMES, E. R.; IGLESIAS, A. Revisão Integrativa de Produções Científicas da Psicologia Sobre Comportamento Suicida. Rev Psicol e Saú, Vitória, v. 11, n. 2, p. 35-53, 2019. DOI: https://doi.org/10.20435/pssa.v11i2.616
DEWES, J. O. 2013. 75f. Amostragem em Bola de Neve e Respondent-Driven Sampling: uma descrição dos métodos. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
DELZIOVO, C. R.; PORTO, D. M.; QUEIROZ, L. DE A. Prevenção ao suicídio. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2019.
FIGUEIREDO, A. M. de et al. Percepções dos estudantes de medicina da UFOP sobre sua qualidade de vida. Rev Bras de Educ Med, Ouro Preto BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro.
GIORGI, A. An application of phenomenological method in psychology. In: GIORGI, A.; FISCHER, C.; MURRAY, E., eds. Duquesne studies in phenomenological psychology. Pittsburgh, PA, Duquesne University Press, 1975. v.2. DOI: https://doi.org/10.5840/dspp197529
Portaria nº 1.876 de 14 de Agosto de 2006. Institui Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio, a ser implantadas em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.