A metodologia de simulação realística enquanto tecnologia aplicada à educação nos cursos de saúde
Palabras clave:
Simulação de paciente, Saúde, Profissionais de saúde, InovaçõesResumen
INTRODUÇÃO: A Simulação Realística (SR) é uma possibilidade de ensino cujos focos são habilidades técnicas, gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe e raciocínio clínico sem prejuízos ao paciente. Assim, tem sido amplamente difundido nos países desenvolvidos associado à Metodologia Ativa (MA), em que os discentes são protagonistas nas simulações, através da construção de raciocínio crítico para resolução dos problemas. OBJETIVO: Objetiva-se relacionar a aplicação das simulações ao aprendizado teórico-prático dos discentes na área saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática sobre a aplicação da SR nos cursos de saúde realizada através de buscas em base de dados eletrônicos e literaturas referentes à temática em questão. RESULTADOS: A aproximação realística do discente ao seu cotidiano profissional fomenta desenvolvimento de olhar crítico e redução da insegurança, ampliando a capacidade de resolução para melhores resultados terapêuticos. DISCUSSÃO: Diante da significativa atuação dos profissionais de saúde na sociedade, é imprescindível o desenvolvimento de ferramentas para garantir bons resultados na graduação. A inserção curricular da SR destaca-se pela melhora na assimilação dos conteúdos, redução de falhas e diminuição da insegurança dos discentes e, ao aproximar o aluno de seu futuro cotidiano, com permissão do erro sem ameaça à vida, nota-se amplo desenvolvimento técnico-cognitivo nas situações propostas. Essa vivência amplia os campos da experiência e habilidade, aprimorando o desempenho profissional. CONCLUSÃO: A SR apresenta-se como recurso didático-metodológico capaz de produzir aprendizado nas diversas formas de cuidar. Deve ser adotada como processo complementar na graduação para melhor capacitação dos discentes e posterior exercício da profissão.
Descargas
Citas
BOKKEN, L; RETHANS, JJ; VAN HEURN, L; DUVIVIER, R; SCHERPBIER, A; VAN DER VLEUTEN, C. Students’ views on the use of real patients and simulated patients in undergraduate medical education. Holanda. Acad Med. 2009;84 (7):958-63
BRANDÃO, C. F.; COLLARES, C. F.; MARIN, H. F. A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de medicina. Barueri. Sci Med, 2014, 187-92.
DA MOTA, Jose Oriano et al. O uso da técnica de simulação realística para o ensino de reanimação cardiopulmonar (rcp) na comunidade: uma experiência exitosa. (NUEMPH-FM. 2016.007). Fortaleza. Encontros Universitários da UFC, v. 3, n. 1, p. 4391.
FERREIRA, C. Impacto da metodologia de simulação realística, enquanto tecnologia aplicada a educação nos cursos de saúde. Salvador. Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde, 2015.
FERREIRA, R. P. N.; GUEDES, H. M.; OLIVEIRA, D. W. D.; MIRANDA, J. L. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Divinópolis. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.