Exposição a telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
Exposure to screen and child development: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v10i19.703Palavras-chave:
televisão; tela; desenvolvimento infantilResumo
A exposição antecipada e prolongada de crianças a dispositivos eletrônicos, como tablets, smartphones e televisores,
tem despertado cada vez mais o interesse e a preocupação de pesquisadores e profissionais de saúde. Diversos estudos analisam a conexão entre o tempo de tela e o desenvolvimento infantil, indicando que, apesar de as telas poderem proporcionar vantagens educacionais e recreativas, o uso excessivo ou inadequado pode prejudicar o desenvolvimento das crianças. Este artigo é uma revisão de literatura integrativa e seu objetivo é estabelecer se há um consenso na literatura sobre os efeitos da exposição a telas no desenvolvimento infantil. A metodologia envolveu a utilização das bases de dados PubMed e SciELO, considerando os artigos publicados entre 2014 e 2024. Os descritores utilizados foram “screen”; “television”; “child development”; “childhood” que foram combinados pelo operador booleano “AND”. Foram selecionados 2268 artigos e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 8 artigos. Os resultados revelaram que um aumento no tempo de uso de tela está significativamente associado a habilidades de linguagem mais fracas, comportamentos sedentários, distúrbios do sono e problemas emocionais e cognitivos. Além disso, a pesquisa destacou que a qualidade do conteúdo e a co- visualização com cuidadores podem atenuar alguns dos efeitos adversos.
Downloads
Referências
Cureus ; Pediatrics ; Child: Care, Health and Development ; . Pediatric Research ; Pediatrics ; . JAMA Pediatrics ; Nutrients ; . Journal of Educational Computing Research ; ). BMC Public Health ; International Journal of Environmental Research and Public Health ; Australian Journal of Child and Family Health Nursing ; Revista Paulista de Pediatria; . Journal of Applied Developmental Psychology ; Frontiers in Psychology ; Obesity Reviews ; . Journal of Interactive Marketing ;
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

