O ensino das lutas no ambiente escolar: uma revisão narrativa.

Autores

  • Pedro Gimenes Curcino Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC Araguari
  • Gabriel Borges Raniero Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC Araguari
  • Rafael Reis Cunha Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC Araguari
  • Lorena Pereira Valadão. Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC Araguari
  • Jaqueline Pontes Batista Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC Araguari

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.294

Palavras-chave:

desenvolvimento motor; lutas; psicomotricidade; escolas; infância

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar as contribuições do ensino das lutas no ambiente escolar na psicomotricidade no período da infância. A pesquisa trata-se de uma revisão narrativa, sendo efetuado um levantamento nas bases de dados Google acadêmico e Scielo. A abordagem dos temas decorreu da análise e discussão das ideias apresentadas por diferentes estudos. Após a investigação, observou-se que o ensino de lutas na escola pode auxiliar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Muito tem discutido sobre sua implantação, devido algumas concepções equivocadas que relaciona o esporte com comportamentos violentos. Outra limitação encontrada foi na formação acadêmica docente, que apresenta deficiências na estrutura de ensino, fato que impede o ensino das lutas nas aulas de educação física. Evidenciou-se também dificuldades dos professores em manusear a psicomotricidade no ensino das lutas, demonstrando um certo desconhecimento no entendimento do conceito, desconsiderando desse modo, a importância dos aspectos cognitivos e afetivos para o desenvolvimento integral do aluno. Dessa forma, concluímos que o professor deve possuir uma formação que possibilite a compreensão de metodologias que ampliem seu conhecimento, rompendo com estereótipos relacionados ao desenvolvimento das lutas nas aulas de Educação Física.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

GIMENES CURCINO, P.; BORGES RANIERO , G. .; REIS CUNHA, R. .; PEREIRA VALADÃO. , L. .; PONTES BATISTA, J. . O ensino das lutas no ambiente escolar: uma revisão narrativa. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 8, n. 15, 2023. DOI: 10.47224/revistamaster.v8i15.294. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/294. Acesso em: 27 jul. 2024.