A aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 na educação das relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.158Keywords:
Law 10,639/03, Law 11.645/08, Family, School and CommunityAbstract
O presente trabalho buscou alinhar e engajar todos os envolvidos no processo educativo para uma verdadeira concretização das leis 10.639/03 e 11.645/08, na perspectiva de cumprimento do que essas asseguram, além de explorar a realidade das práticas escolares conhecendo um pouco mais da interação: família, escola e a comunidade e atuação desses diante das leis em questão. As observações foram realizadas por meio de formulários online, com professores de áreas, considerou-se assim, as práticas exercidas nas inúmeras áreas da educação. Como resultado alcançado, deseja-se uma maior visibilidade para as leis mencionadas, um melhor engajamento da família e uma comunidade inteirada ao assunto, que muitas vezes é desamparada e ainda na pior das hipóteses emudecido.
Downloads
References
CANEN, Ana; XAVIER, GP de M. Gestão do currículo para a diversidade cultural: discursos circulantes em um curso de formação continuada de professores e gestores. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 2, p. 306-325, 2012.
COELHO, Marciele Nazaré; CONSTANTINO, Francisca de Lima; MOREIRA, Raquel. Diálogo, igualdade e diversidade: uma tríade para o respeito às diferenças na escola. XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe). Campinas: Unicamp, 2012.
DE FÁTIMA BORGES, Elisabeth Maria. Inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da educação básica e superior: momento histórico ímpar.
DE MAIA, Luísa Carla Fontoura; DA SILVA SÁ, Janaína. Estratégias pedagógicas para a abordagem da temática racial.
FORTUNATO, Ivan. Olhos azuis, ou as leis 10.639/03 e 11.645/08 na prática. Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 152, p. 49-55, 2014.
JESUS, Lori Hack De. A História e a Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nas Escolas: A Implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 2, n. 2, 2015.
MEC. Conselho Nacional De Educação Conselho Pleno Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2020.
MONTANDON, C. Les relations des parents avec l’école. Lien social et politiques. RIAC, n. 35, p. 63-73, 1996.
PEREIRA, Júnia Sales. Diálogos sobre o Exercício da Docência–recepção das leis 10.639/03 e 11.645/08. Educação & Realidade, v. 36, n. 1, 2011.
RICARDO, Fany et al. Povos indígenas no Brasil (2001/2005). São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006.
ROCHA, Aristeu Castilhos da; SANTOS, Julio Ricardo Quevedo dos; HILLIG, Silvana Grunewaldt. Os percalços de uma Educação Inclusiva: O ensino de História e Cultura Afro brasileira e Sul Riograndense. In: SANTOS, Julio Ricardo Quevedo dos; ROCHA, Aristeu Castilhos da. Africanidades: reflexões afro sul brasileiras. Porto Alegre: Martins Livreiro – Editor, 2016.
SILVA, Edson. Povos Indígenas: História, Culturas E O Ensino A Partir Da Lei 11.645. Publicado in www.revistahistorien.com revista Historien UPE/Petrolina, v. 7, p. 39-49, 2012.
XAVIER, J. T. P.; XAVIER, P. A. M. A invenção e a reinvenção do estereótipo dos afrodescendentes: o papel da ciência, dos cientistas e dos meios de comunicação na formação e articulação do discurso da intolerância. In: KUNSCH, M. M. K.; FISCHMANN, R. (Org.) Mídia e tolerância: a ciência construindo caminhos de liberdade. São Paulo: Editora da USP, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.