Burnout em estudantes de medicina em Itumbiara

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.348

Palabras clave:

Qualidade de vida, Desempenho Acadêmico, Estudantes de Medicina, Burnout

Resumen

Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) caracteriza-se por três aspectos: exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional. Objetivo: descrever o perfil do estudante de Medicina e sua associação com a Síndrome de Burnout. Metodologia: Trata-se de um estudo original, observacional e descritivo de corte transversal de prevalência, quantitativo. Realizado em uma faculdade privada de Medicina em um município de Goiás, com alunos do 1º ao 8º período, durante o ano de 2022. Foram aplicados dois questionários por meio da plataforma eletrônica Google Forms, sendo um questionário sociodemográfico e o questionário Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS), versão específica para estudantes. Resultados e Discussão: Dos 106 alunos entrevistados, sendo a maioria mulheres (72,60%), com idade entre 18 a 24 anos (47,26%), solteiros (68,90%), sem filhos (75,5%), com pelo menos uma graduação (51,91%). Um total de 75,45% praticavam alguma atividade nos momentos de lazer e 34,55% considera seu sono regular. Em relação ao MBI-SS, as análises demonstraram não existir diferença significativa entre homens e mulheres com relação as subescalas exaustão emocional, descrença e eficácia profissional, assim como nas comparações entre os períodos iniciais e finais. Aqueles que tem filhos ou que são casados apresentaram escore mais alto em exaustão. Conclusão: Este estudo apresenta limitações, pois diz respeito a um pequeno grupo, não sendo passível de generalização. Diante da relevância do assunto, sugere-se a realização de novos estudos mais profundos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BERNSTEIN, I. H., N., J. C. Psychometric Theory. 3. ed. New York: McGraw Hill, 1994.

CAZOLARI, P. G. et al. Níveis de Burnout e Bem-Estar de Estudantes de Medicina: um Estudo Transversal. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20190138

CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297–334, 1 set. 1951. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02310555

GIL-CALDERÓN, J. et al. Burnout syndrome in Spanish medical students. BMC Medical Education, v. 21, n. 1, p. 1–7, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02661-4

GOEL, A. et al. Longitudinal assessment of depression, stress, and burnout in medical students. Journal of Neurosciences in Rural Practice, v. 7, n. 4, p. 493–498, 2016. DOI: https://doi.org/10.4103/0976-3147.188625

JR, J. F. H. et al. Análise Multivariada de Dados. 6a edição ed. [s.l.] Bookman, 2009.

K. VIDHUKUMAR; HAMZA, M. Sociodemographic, legal, and clinical profiles of female forensic inpatients in Karnataka: A retrospective study. Indian Journal of Psychological Medicine, v. 41, n. 2, p. 138–143, 2019. DOI: https://doi.org/10.4103/IJPSYM.IJPSYM_152_18

MORI, M. O.; VALENTE, T. C. O.; NASCIMENTO, L. F. C. Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 4, p. 536–540, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000600013

OMS. Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) –1946. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html Acesso em: 16 de nov. de 2021.

PRADO, M. S. F. M. et al. Avaliação da Síndrome de Burnout entre estudantes do último ano de um curso de medicina do Brasil. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 26, n. 1, p. 41, 2019. DOI: https://doi.org/10.17696/2318-3691.26.1.2019.1207

QUERIDO, I. A. et al. Fatores Associados ao Estresse no Internato Médico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 4, p. 565–573, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00072015

RODRIGUES, C. S. et al. Avaliação da Prevalência da Síndrome de Burnout em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200032

THUN-HOHENSTEIN, L. et al. Burnout in medical students. Neuropsychiatrie, v. 35, n. 1, p. 17–27, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s40211-020-00359-5

VIEIRA, S. S. Bioestatística. 4a edição ed. [s.l.] GEN Guanabara Koogan, 2018.

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

PAIVA COSTA, A.; ALVES SACRAMENTO CAMPIDELI VASCONCELOS, C. .; NASSAR MODESTO, F.; CARNEIRO DA CUNHA MARTINS, G. .; ARAÚJO QUEIROZ, L. .; MIRANDA PROTO PEREIRA, R. .; GUIMARÃES RODRIGUES, I. . Burnout em estudantes de medicina em Itumbiara. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 8, n. 15, 2023. DOI: 10.47224/revistamaster.v8i15.348. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/348. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2