O trabalho docente frente as relações étnico-raciais no ensino fundamental

Autores

  • Danilo Faria de Moura Centro Universitário IMEPAC Araguari
  • Maria Luiza de Borba Alves
  • Andreia Regina da Silva
  • Juliana de Sousa Faria
  • Natália Medeiros de Almeida Rodovalho
  • Natalia Silva
  • Nayara da Silva Fernandes
  • Ordalha Jordana da Silva Reis https://orcid.org/0000-0002-3581-7091

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.159

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Relações Étnico-Raciais, Cidadania

Resumo

A escola, por meio de seu representante em sala de aula – o docente, tem a responsabilidade de formar o seu aluno para o exercício da cidadania e essa tarefa pode perfeitamente ser realizada amparada na história de seu país. O objetivo deste artigo é propor meios para docentes buscar embasamento na preparação de suas aulas garantindo um ensino, e aprendizagem efetivos a seus alunos no que se refere à temática das relações étnico-raciais. A problemática, tornou-se visível através do instrumento de questionário aplicado à professoras de escolas públicas da cidade de Araguari – MG, onde registrou-se como maior porcentagem de respostas a alternativa “trabalho em desenvolvimento na minha escola”, o que gerou grande inquietação, e motivou a indagar como é desenvolvido esse tema, quais os gatilhos utilizados para iniciar a abordagem, objetivo e por quanto tempo perdura no decorrer do ano letivo.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

MOURA, D. F. de; ALVES, M. L. de B. .; SILVA, A. R. da; FARIA, J. de S. .; RODOVALHO, N. M. de A. .; SILVA, N. .; FERNANDES, N. da S. .; REIS, O. J. da S. . O trabalho docente frente as relações étnico-raciais no ensino fundamental. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 110–118, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.159. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/159. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Extensão Universitária - Projetos Integradores

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