Segurança no trabalho em armazéns de café
uma análise pontual de uma empresa da cidade de Araguari-MG
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.144Palabras clave:
Segurança no Trabalho, Normas Regulamentadoras, TreinamentoResumen
As pessoas têm passado cada vez mais tempo de suas vidas no trabalho, assim a segurança no trabalho é uma pauta que resguarda a saúde e a vida do colaborador e a empresa. Este artigo tem como objetivo principal analisar os aspectos referentes à segurança no trabalho de uma empresa de prestação de serviços de armazenagem de café e seus produtos derivados situada no município de Araguari-MG. Seu desenvolvimento se deu por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e tem como temática: Segurança no Trabalho. A partir dos pontos inicialmente observados foram elaboradas propostas para solução de possíveis problemas detectados no que tange a temática em voga. Ganharam destaques o desconhecimento e aplicação das NRs (Normas Regulamentadoras), inadequação ergonômica dos ambientes e posições de trabalho e irregularidades referentes ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A proposta de aplicação, a promoção de treinamento realizado por um especialista em segurança no trabalho, não foi possível de ser concretizada em virtude da pandemia da Covid-19.
Descargas
Citas
BARSANO, Paulo Roberto; BARBOSA, Rildo Pereira. Segurança do Trabalho Guia Prático e Didático. 2. ed. São Paulo: Érica, 2018.
BENEDITO, C. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
BRASIL. Ministério do Trabalho. NR 1: disposições gerais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 jul. 1978. Atualizada em 2009. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR1.pdf>. Acesso em: 11 maio 2020
BRASIL. Ministério do Trabalho. NR 6: Equipamento de Proteção Individual - EPI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 jul. 1978. Atualizada em 2017. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR6.pdf>. Acesso em: 11 maio 2020
BRASIL. Ministério do Trabalho. NR 17: ergonomia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 jul. 1978. Atualizada em 2007. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR17.pdf>. Acesso em: 11 maio 2020.
CISZ, Cleiton Rodrigo. Conscientização do uso de EPI’S, quanto à segurança pessoal e coletiva. 2015.
CHIBINSKI, Murilo. Introdução a segurança do trabalho. Curitiba: e-Tec. 2016.
FUNDACENTRO. Brasil registra 17 mil mortes e 4 milhões de acidentes de trabalho. Disponível em: <http://www.fundacentro.gov.br/noticias/detalhe-danoticia/2019/4/acoes-regressivas-gestao-de-riscos-e-impacto-dos-acidentes-detrabalho-foram-temas-de-debate>. Acesso em 15 maio 2020.
IDALBERTO, C. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 7 ed. Barueri: Manole, 2015.
MCSHANE, Steven L., VON GLINOW, Mary Ann. Comportamento Organizacional. 6. ed. AMGH, 2014.
OLIVEIRA, Luciano Oliveira de. Gestão estratégica de recursos humanos. 2. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
ZANELLI, J. C. Estresse nas organizações de trabalho: compreensão e intervenção baseadas em evidências. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.