A representatividade indígena nas escolas

despertando um novo olhar

Autores/as

  • Danilo Faria de Moura Centro Universitário IMEPAC Araguari
  • Maria Luiza de Borba Alves
  • Ednamar Martins de Freitas
  • Flávia Cristina Naves dos Santos Melo
  • Jéssica de Oliveira Gonçalves
  • Jéssica Pinheiro de Souza
  • Maria Carolina do Nascimento
  • Maria Helena Belo de Araujo
  • Tauani Ribeiro de Brito
  • Tayná Rodrigues da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.156

Palabras clave:

Cultura Indígena, Formação continuada de professores, Representatividade Indígena

Resumen

O atual cenário brasileiro exige uma ação contra o preconceito institucional permeado na sociedade durante séculos de uma cultura eurocêntrica com um ensino enviesado sobre a cultura indígena desvalorizando-a, assim o trabalho visa rediscutir a Lei 11.645/08 e a sua abordagem nas escolas. A reflexão se dá a partir da metodologia de problematização do Arco de Maguerez para conscientizar sobre a necessidade da revisão do ensino. Como possíveis soluções, indica-se a realização de oficinas pedagógicas em cursos de formação continuada sobre a temática indígena para ressaltar a importância de trabalhar seus conteúdos no cotidiano das escolas e, assim, transformar a visão cultural sobre os indígenas de uma cultura de desdenho para uma mentalidade de valorização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA NETO, Antônio Simplício. A história indígena a ser ensinada nos currículos oficiais brasileiros. 2015. Disponível em: <https://gorila.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4572>. Acesso em: 06 jun. 2020.
BRITO, Edson Machado de. O ensino de história como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico. Fronteiras, v.11, n.20, p.59-72, 2009.
BRUNO, Lúcia. Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades. Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605/3340>. Acesso em: 02 jun. 2020.
CAVALHEIRO, Rosa Maria; COSTA, Flamarion Laba da. A temática indígena no livro didático. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/730-4.pdf>. Acesso em: 29 maio 2020.
COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. As histórias e culturas indígenas e as afro-brasileiras nas aulas de matemática. Educação em Revista, v. 25, n. 2, p. 175-197, 2009.
FONTENELE, Zilfran Varela; CAVALCANTE, Maria da Paz. Práticas docentes no ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100508&lang=pt>. Acesso em: 29 maio 2020.
FREIRE, J. R. B. Cinco ideias equivocadas sobre o índio. Revista ensaios e pesquisa em educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 5, mai./2016. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2534828/mod_resource/content/1/Cinco%20ideias%20equivocadas%20sobre%20o%20indio%20.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2020.
GONÇALVES COSTA, Wanderleya Nara. As histórias e culturas indígenas e as afro-brasileiras nas aulas de matemática, Belo Horizonte, v. 25, 19 mar. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982009000200008&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 30 maio 2020.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. A educação escolar indígena no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/A_educa%C3%A7%C3%A3o_escolar_ind%C3%ADgena_no_Brasil>. Acesso em: 13 jun. 2020.
SILVA, Edson. Ensino e sociodiversidades indígenas: possibilidades, desafios e impasses a partir da lei 11.645/2008. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7485/5816>. Acesso em: 12 de jun. 2020.
SILVA, Edson Hely. Índios: pensando o ensino e questionando às práticas pedagógicas. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/27711>. Acesso em: 01 jun. 2020.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

MOURA, D. F. de; DE BORBA ALVES , M. L. .; MARTINS DE FREITAS, E. .; NAVES DOS SANTOS MELO, F. C. .; DE OLIVEIRA GONÇALVES, J. .; PINHEIRO DE SOUZA, J.; DO NASCIMENTO, M. C. .; BELO DE ARAUJO, M. H.; RIBEIRO DE BRITO, T.; RODRIGUES DA CUNHA, T. . A representatividade indígena nas escolas: despertando um novo olhar. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 77–87, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.156. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/156. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Extensão Universitária - Projetos Integradores

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>